Entenda neste artigo a importâncias das Redes Sociais e o SAC 2.0 na linha de frente da sua empresa. As redes sociais, abriram diversas oportunidades para os negócios em pouco tempo, e a evolução no relacionamento com o cliente foi uma delas.
Aos poucos, o suporte convencional começou a receber duras críticas, dando espaço e destaque ao SAC nas redes sociais.
Mas não basta estar no Face ou no Insta, se você quer prestar atendimento ao cliente por esses canais, tem que fazer direito.
Timing, alinhamento, equipe preparada e boas ferramentas para redes sociais, são alguns requisitos para que a estratégia de SAC 2.0 traga bons resultados.
O que é SAC 2.0?
O SAC 2.0 é o atendimento por redes sociais e outros canais online semelhantes para responder dúvidas dos usuários de maneira rápida e efetiva, mas ele não se resume a isso.
Ao abrir essa via de mão dupla entre você e seus consumidores, que você além de tirar dúvidas, fideliza, recolhe opiniões, testa novos produtos e aproxima as pessoas aos poucos do seu negócio, impactando-as positivamente e de um jeito humano.
SAC 2.0 é o mesmo que SAC nas redes sociais?
Apesar desses dois conceitos estarem relacionados, o SAC 2.0 é um pouquinho mais abrangente que o SAC nas redes sociais.
Como o nome indica, o Serviço de Atendimento ao Consumidor nas Redes é o atendimento prestado via redes sociais. Pronto!
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, TikTok — e daqui a pouco vão existir mais uma infinidade delas — são os canais mais utilizados, mas não são os únicos.
Quando falamos de SAC 2.0, falamos de outras plataformas de atendimento que podem ou não estar integradas às redes sociais. O termo “2.0” engloba o suporte por ferramentas de chat e autoatendimento online, por exemplo.
Também envolve trabalhos de monitoramento para além dessas mídias, como sites de reclamação, comentários nos buscadores e por aí vai.
Então, os canais de atendimento passam a ser parte de uma estrutura de SAC 2.0, mas não é igual e nem se limita a ela.
5 benefícios de usar o SAC 2.0 nas suas estratégias
- Aumenta a satisfação com agilidade na resposta;
- Favorece a aproximação com o cliente;
- A sua empresa economiza tempo e dinheiro;
- Facilita a mensuração e análise dos indicadores;
- Gera vários insights para sua estratégia de conteúdo.
Conte com a ajuda da tecnologia
O uso de uma ferramenta apropriada pode poupar sua paciência em inúmeras etapas do processo de SAC no ambiente das redes sociais. Só pra citar alguns exemplos, é possível:
- Responder tudo e todos em um único lugar, sem precisar ficar entrando em cada rede social para isso;
- Taguear conversas importantes por quaisquer motivos;
- Favoritar conversas para incluir em relatórios, mostrar para o cliente, extrair Insights ou até guardar para responder mais tarde;
- Salvar as respostas frequentes (a dica do FAQ, lembra?) para não precisar copiar e colar o tempo todo;
- Atribuir uma demanda a outra pessoa, o que é excelente para troca de turnos ou mesmo para ajudar no processo com os migues do setor de atendimento.
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