fbpx

Você se sente dependente de redes sociais?

dependente-de-redes-sociais-VT

Há poucos dias atrás presenciamos um acontecimento mundial que foi o principal assunto do momento, tanto nas conversas informais quanto nos principais canais de comunicação. As redes sociais Instagram, Facebook, Messenger e Whatsapp ficaram por mais de 6 horas fora do ar.

Esta pane global dividiu os usuários entre os que entraram em desespero e os que acharam um alívio por algumas horas! Seja para fins pessoais, trabalho ou de estudo, isso foi muito prejudicial pra muita gente.

Nada menos que 2,8 bilhões de pessoas no mundo foram afetadas!

A real é que as redes sociais já fazem parte de nossas vidas de uma forma, que este acontecimento foi prejudicial até para a comunicação entre funcionários de empresas, entre amigos e parentes como um todo. Quem está trabalhando em esquema de home office ficou sem comunicação com outros colegas da empresa, foi difícil para consultórios confirmarem consulta, para restaurantes confirmarem pedidos… Sem contar a quantidade de profissionais autônomos que ficam este tempo todo sem conseguir vender.

Também não podemos deixar de levar em consideração este dado: Estas 6 horas causaram um prejuízo pro Mark Zuckerberg de US$ 6 bilhões e o fizeram cair no ranking de homens mais ricos do mundo para a sexta posição. Até ações caíram!

Olha que loucura o impacto!

Segundo a companhia, a pane global foi causada por erro interno durante um “trabalho de manutenção de rotina” e não foram encontradas evidências de que dados de usuários foram comprometidos.

Porém não estamos aqui para entrar em detalhes ou falar o que causou tudo isso, e sim o que causou na gente.

 

Quer saber quanto tempo o brasileiro passa nas redes sociais? Veja esta matéria complementar.

 

Eu? Dependente de redes sociais?

A ideia é realmente refletirmos de como ficamos nestas horas… Vamos para três questionamentos importantes:

1) O quanto as redes sociais afetam na sua vida positiva ou negativamente? Você se considera uma pessoa viciada em redes sociais? Ou acha que as usa de forma equilibrada e saudável?

A internet está aí para nos ajudar, para facilitar a nossa vida. As redes sociais são meios ótimos de entretenimento, aprendizado, e até para conectar pessoas de diferentes lugares; porém é preciso ter equilíbrio. Se virar vício e você se sentir dependente, pode ser um problema.

 

2) Por um outro lado… Para você que ainda acha que seu negócio não deve estar nas redes sociais, que isso não vai fazer diferença nenhuma… Tem certeza? O Mark perdeu US$6 bilhões (BILHÕES) em 6 horas… Tem certeza mesmo? Rs. Olha a relevância que as redes sociais têm na nossa vida.

Além de aumentar a visibilidade, as redes sociais são ótimos canais de relacionamento com o público. Elas possibilitam conhecer a opinião real dos seus clientes para construir uma relação de proximidade. Pense nisso!

 

3) Quão dependente você é de redes sociais? Se elas pararem de funcionar, seu negócio continua existindo? Suas amizades continuam existindo? Parece complexo, né? Mas é um ponto importante…

Voltamos ao ponto do equilíbrio, mas por uma perspectiva diferente. Uma coisa é você ser dependente emocionalmente, e outra é ser dependente ‘na prática’. Você não saber se comunicar com outras pessoas, por exemplo, sem ser por redes sociais pode ser muito ruim. Se seu negócio depende 100% de vendas por Whatsapp, por exemplo, como fica se ele desaparecer?

 

Sim! Este foi um texto para te provocar e para te fazer refletir sobre o quanto as redes sociais realmente impactam nas nossas vidas, e se estamos usando estas ferramentas de forma útil e saudável.

E aí, qual é o seu veredito? Você tem uma relação saudável ou de dependência com as redes sociais?

 

PS.: Ah! Lembro ainda que seu Smartphone tem um recurso, hoje primário e ultrapassado, mas que é a origem deste equipamento que você tem nas mãos. Se esqueceu? Então vou te lembrar… ELE FAZ LIGAÇÕES!