Começa mais uma fase na jornada do Social Media, que é de estudar a mais nova sensação da Web, desbancando tópicos como Chat GPT e Inteligência Artificial que vinham dominando os perfis dos criadores de conteúdos digitais. Threads é mais nova rede social do grupo Meta.
O que é o Threads?
O Threads é um aplicativo de mensagens criado pelo Instagram, concebido originalmente para facilitar a comunicação entre ‘Melhores Amigos’ ou contatos próximos na plataforma. A ideia era proporcionar um espaço mais privado e focado onde os usuários podem compartilhar fotos, vídeos e mensagens com um grupo selecionado de contatos do Instagram.
Foi lançado pela primeira vez em outubro de 2019, com um grupo privado de pessoas, para atender seu propósito original. Ele foi projetado para funcionar em conjunto com o Instagram desde o princípio.
Porém, em Julho de 2023, mais precisamente dia 05 de Julho de 2023, às 20h, o App esteve disponível para toda a massa, e com algumas mudanças.
Seu novo propósito é de uma rede social descentralizada, principalmente para uso no formato texto.
Nosso plano é fazer com que o Threads seja parte do fediverso, uma rede social de diferentes servidores operados por terceiros que se conectam e podem se comunicar entre si. Cada servidor no Fediverso opera sozinho, mas pode falar com outros servidores no Fediverso que rodam no mesmo protocolo.
A notícia de seu lançamento ganhou a Web onde seria lançado no dia 06/07/2023 às 11h, mas por alguma razão (talvez de posição dos planetas) a empresa antecipou. Assim como estava antes disponível para reserva somente em IOS, minutos depois do lançamento, já estava disponível também para ANDROID.
O que é Fediverso?
O Fediverso (ou Fediverse) é uma coleção interconectada de redes sociais independentes, onde cada servidor pode estabelecer suas próprias regras e políticas. Todos esses servidores independentes, também chamados de instâncias, se comunicam uns com os outros através de um protocolo comum, permitindo que os usuários se conectem com outros, mesmo que estejam em servidores diferentes.
Mastodon é um exemplo proeminente de uma plataforma de mídia social no Fediverso. Outros exemplos incluem PeerTube (para compartilhamento de vídeo), PixelFed (para compartilhamento de imagens), e muitos outros. Cada um desses sistemas pode se comunicar entre si, o que permite aos usuários do Mastodon, por exemplo, seguirem usuários do PeerTube.
O Fediverso é descentralizado e foi criado para ser uma alternativa às redes sociais tradicionais controladas por empresas, onde os usuários têm mais controle sobre seus próprios dados e interações.
No entanto, a descentralização também tem seus desafios e limitações. Por exemplo a exclusão de conteúdo ilustra uma dessas limitações. Ainda assim, muitas pessoas veem o Fediverso como um passo na direção certa para uma internet mais democrática e centrada no usuário.
O que é o protocolo Activity Pub?
ActivityPub é um protocolo de rede social descentralizado baseado na web. Ele fornece uma estrutura cliente-servidor para a criação, atualização e exclusão de conteúdo, bem como a entrega de notificações e conteúdo. Foi desenvolvido como parte do projeto Social Web Working Group da World Wide Web Consortium (W3C) e tornou-se um padrão recomendado pelo W3C em janeiro de 2018.
O protocolo permite que servidores diferentes (ou “instâncias”) em uma rede social descentralizada (como o Fediverso) se comuniquem e compartilhem conteúdo. Assim, um usuário em uma instância pode seguir e interagir com usuários em outras instâncias. Plataformas como Mastodon, PeerTube e PixelFed usam o protocolo ActivityPub para esses fins.
Tempo para atingir 1 milhão de usuários:
Netflix: 4 anos e 11 meses
Airbnb: 2 anos e 5 meses
Twitter: 2 anos
Pinterest: 1 ano e 4 meses
Linkedin: 1 ano e 3 meses
Snapchat: 1 ano
Foursquare: 13 meses
Facebook: 10 meses
Zoom: 9 meses
YouTube: 8 meses
Dropbox: 7 meses
Spotify: 5 meses
Instagram: 2 meses
ChatGPT: 5 dias
Threads: 1 hora
É ou não é um fenômeno?
Threads já é a 1ª rede social da Web 3
Na vanguarda da Web 3.0, o Threads se destaca como a primeira rede social a adotar os princípios dessa nova era da internet. Alinhando-se aos ideais de descentralização, privacidade aprimorada e empoderamento do usuário, o Threads está estabelecendo um precedente para futuras redes sociais e aplicações, abrindo caminho para um mundo digital mais equitativo e centrado no usuário.
Threads VS Twitter
Parece que Zuckerberg agora entrou no ringue de vez, quando o assunto é mídia em formato texto. Sabemos que ambas já permitem fotos e vídeos, mas sua essência estão nos textos. E Elon Musk não deve ter dormido muito bem, com a entrada avassaladora da Meta nesta competição.
Porém, minha análise vai além da interface minimalista, com ausência de cores, ausência de hashtags e até mesmo ausência dos trending topics, do Threads. Neste quesito, o Twitter está levando vantagem. Mas, o Threads tem seu real diferencial no FEDIVERSO e esta possibilidade ampla de crescimento. E aqui ainda, o Zuckerberg prepara novamente o terreno para o Metaverso, que esfriou deste os anúncios recentes sobre as inteligências artificiais.
Quem chega primeiro, bebe água limpa – ou se passa de bobo
Eu prefiro pensar, como Social Media, que “quem chega primeiro, bebe sim água limpa”. É nossa responsabilidade profissional entrar primeiro, testar, se passar por bobo no início, pois é um enorme oceano azul à ser explorado.
Postar texto, vídeo, foto, repostar, compartilhar, seguir, interagir, se divertir com as postagens estúpidas do início, faz parte de um grande aprendizado mágico.
Eu recomendo a todos que acessem e testem. E se tratando de Meta, depois de tudo que estudei sobre Fediverso, eu garanto pra você que não será só mais uma rede que morrerá daqui a poucos meses.
Vale uma aposta? Me segue no Threads pra gente seguir conectados.