Estamos em uma evolução da comunicação nas redes sociais, onde estamos cada vez mais migrando para o formato de vídeos curtos. Você reparou? Você ainda só trabalha com artes para redes sociais?
Antigamente o que bombava eram os blogs com textos longos, depois a bola da vez foi o Twitter com os textos curtos. Aí veio uma onda de Fotolog, Orkut e afins onde o que passou a ser mais interessante foram as fotos. Conceito este que foi super consolidado no Instagram!
E agora estamos na era dos vídeos, tanto os vídeos longos do Youtube, mas principalmente os vídeos curtos que vieram com força através do Tiktok e em boa parte do mundo (não tão popular no Brasil ainda) pelo Kwai, fazendo até com que o Instagram se reinventasse e criasse o Reels (qualquer semelhança com o Tiktok não é mera coincidência rs).
Podemos ver por aí cada vez mais cursos para aprender a fazer vídeos criativos, a passar informações rápidas e conteúdos relevantes através destes vídeos de forma enxuta e direta. É uma forma muito interessante de apelar ao marketing visual e atrair atenção, até porque não exige esforço de quem está consumindo o conteúdo.
Isso claro faz com que as marcas que estão nas redes sociais também precisem acompanhar a tendência e se reinventar juntamente para atrair atenção, e desta forma, quem trabalha somente com arte estática de mídias sociais também vai precisar aumentar seu portfólio.
Comunicação atual
Ver essa foto no Instagram
Não vai ser mais suficiente só saber fazer artes de conteúdo no Canva ou no Photoshop para ser um bom profissional nas redes sociais. Claro que normalmente um designer gráfico ou um profissional de social media oferecem serviços além do de ‘designer de redes sociais’, porém tanto o profissional de Social Media que executa todas as tarefas do cliente sozinho quanto o designer das redes sociais vai precisar se reinventar e aprender mais sobre a parte de produção e edição de vídeos para conseguir continuar tendo sucesso e alcançando resultados.
Comunicação que saiu de moda
Ver essa foto no Instagram
Não é algo que vai mudar de uma hora para outra, porém é algo que já está sim acontecendo! E se falarmos em termos de Instagram, ainda tem uma jornada pela frente… Existem muitos nichos que vão demorar para migrar e que ainda devem ficar bastante no estático, porém se for parar para pensar, em uma rede social como o Tiktok, por exemplo, um designer que só produz este tipo de arte já não tem função, já que na rede social não é possível nem importar uma capa de fora.
Fato é que para quem trabalha com redes sociais, a constante evolução é necessária, e estar sempre atualizado faz parte do processo de qualquer profissional da área! E para acompanhar as tendências, realmente vai ser necessário sim ter expertise em produção audiovisual para se destacar. Quem ficar trabalhando só com arte do Canva e não começar a estudar e se desenvolver, vai ficar para trás!