O Dia do Cliente é uma das datas mais relevantes do ano para quem trabalha com produtos e/ou serviços.
Pensando na importância que o cliente tem para o comércio, em 2003 foi criado no Brasil o ‘Dia do Cliente’, que é celebrado em 15 de setembro. Data esta que foi criada com a intenção de ter um dia especial para estreitar os laços entre comércio e consumidores, criando uma relação de fidelidade entre as partes.
É o momento perfeito para se criar promoções e descontos para o cliente que está esperando a oportunidade ideal, para quem já está se planejando investir em alguma coisa específica, ou até para criar necessidade ou desejo em um cliente que ainda não tem intenção de compra.
Então é uma data muito boa para aproveitar, captar e fidelizar clientes. E acredite, muitos consumidores esperam este dia em busca dos melhores preços! Afinal, quem não gosta de um desconto né?
Devido à proximidade com o dia 7 de setembro, nossa independência nacional, nota-se que muitas empresas utilizam do momento para chamar a semana antecedente ao dia do cliente de Semana Brasil inclusive, extendendo o período de ofertas.
Como o comércio deve agir nesta data?
Trouxe aqui alguns dados interessantes retirados de uma pesquisa feita pela Opinion Box:
- 47% dos consumidores têm intenção de comprar na data;
- 54% irão procurar nos sites e aplicativos das lojas;
- 37% irão procurar no Instagram das lojas;
- 23% irão entrar em contato pelo WhatsApp da loja;
- 22% irão olhar as recomendações de influenciadores digitais.
Onde irão buscar?
O que esperar dos consumidores nesta data?
Baseado nestas informações, tenha em mente estas dicas abaixo.
Dicas para o Dia do Cliente
✓ Não deixe para fazer ou falar da promoção somente no dia
É interessante já ir aquecendo o público um tempo antes para que comece a aparecer a necessidade no consumidor, se até então não existia. Poste chamadas das promoções, dê spoilers nas redes sociais, ou até pense em entrar em contato com um influenciador digital que vá divulgar sua promoção e seus produtos!
✓ Dê atenção ao consumidor
Levando em consideração que quase metade dos consumidores já têm a intenção real de comprar nesta data, não deixe de responder, tirar dúvidas e estar à disposição em todos os canais de comunicação.
✓ Se seu produto está no físico e no online, crie promoção para os dois
As vezes temos a impressão de que as pessoas estão procurando somente na Internet, porém 45% dos consumidores disseram que preferem comprar em loja física. Não se esqueça deles!
Você pode inclusive transita-los do OFF para o ON e vice-versa, como explico neste outro blog da VT.
✓ Se você tem programa de pontos, faça uma promoção com ele
Pontuações e fidelidade são estratégias muito boas para a empresa, e o Dia do Cliente pode ser uma boa oportunidade de fidelizar seu cliente ainda mais!
✓ Leve em consideração o momento em que estamos
Há um ano estávamos entrando em quarentena. Todo mundo em casa, com medo, contendo gastos… 2021 já temos um comportamento de consumo totalmente diferente, então é hora de aproveitar! Aproveitar tanto esta mudança, quanto o momento de recuperar possíveis prejuízos que a pandemia trouxe!
A verdade é que é um dia super importante e que você comerciante não pode deixar de lado! Aproveite e crie a melhor estratégia para o seu negócio neste dia.