fbpx

O que é o Metaverso?

Metaverso-VTaddone-Oculus

Hoje é uma tecnologia com visão para o futuro. Posso dizer que o Metaverso é uma outra dimensão social. (Eu nunca ouvi ninguém se relacionar ao termo desta forma até hoje, devo patentear?)

Trata-se de uma junção entre realidade virtual, realidade aumentada e o nosso comportamento offline.

Estamos falando de um novo ambiente (hoje não existente), onde poderemos nos relacionar com pessoas, visitar lugares, assistir espetáculos e shows, comprar produtos e experienciar situações de uma forma completamente diferente do que temos hoje.

Por exemplo, eu poderia realizar meu sonho de assistir a um jogo da NBA fisicamente neste ambiente, sem sair de casa, economizando com aéreo e hotel. Ou poderia, participar de uma clínica de basquete imersiva em qualquer outro país, jogando com pessoas de todo o mundo, também sem sair de Sampa.

Muito próximo do que vemos em alguns filmes, séries e games. Como por exemplo: O filme Jogador Nº1, Black Mirror e Fortnite.

Por se tratar de uma outra dimensão social, altamente tecnológica, há termos como cryptomoedas e NFTs, que aparecem sempre atrelados ao Metaverso. Pois para que uma sociedade exista, há de se ter pessoas que compartilham princípios fundamentais e com objetivos comuns, logo não há possibilidade de evitar a necessidade de transações como trocas, compras e vendas. E é aí que as cryptos ganham espaço. E ainda, evoluindo um pouco mais, as NFTs como as obras de arte deste universo (imaginem quadros, objetos de coleção, etc. Não tem valores específicos aqui no mundo real?)

Para projetar esta realidade, hoje precisaremos daqueles óculos grandalhões, que hoje vêm acompanhados de um headset e controles que conseguem acompanhar nossa movimentação.

Além do Facebook (agora Meta), há outras empresas que estão investindo em realidade virtual como a Microsoft, Sony, Google e a OCULUS VR (esta que foi comprada pelo Facebook em 2014 – 7 anos depois eles estão falando de Metaverso).

 

 

Inclusive a Meta já está com parceria com a Ray-Ban desenvolvendo óculos menores e mais maneiros, que tiram fotos, gravam vídeos, projetam imagens de realidade aumentada e transmitem som. (claro que uma versão melhorada do Google Glass, lembra dele?)

 

 

Sendo assim, estes são os primeiros passos para este novo mundo, que em breve será extremamente comum interagirmos com avatares virtuais e todos os objetos de realidade aumentada que estarão em nossa volta, graças à inteligência artificial que irá existir no Metaverso.

Se tudo isso parece meio loucura pra você, visite nosso Instagram e deixe nos comentários para eu saber sua opinião.