O marketing digital trabalha com a criação de ferramentas e estratégias que são voltadas para o ambiente online e que tem o poder de afetar a publicação de conteúdo em sites, redes sociais e até mesmo, fatores de ranqueamento no Google.
Mas, o que esperar do marketing digital para o ano de 2023?
Com novas tendências e ferramentas, essa atividade só tende a se desenvolver. E é sobre isso que falaremos neste artigo, apresentando estratégias previstas para o ano que vem, para que você se prepare. Acompanhe a seguir!
Tendências para 2023
O marketing digital tem crescido cada vez, pelo fato das estratégias serem essenciais para aumentar o número de vendas das empresas, atrair visibilidade do público, assim como trazer um diferencial para quem está no mercado.
Por conta disso, a cada ano que passa o setor se desenvolve e agrega novidades. Para 2023 não será diferente.
Apresentaremos neste artigo algumas das tendências que você pode esperar para 2023, de modo a se preparar e se adaptar a essas novidades.
1. Uso da Inteligência Artificial e Machine Learning
Apesar dessas tecnologias já existirem e estarem disponíveis em diversos segmentos do mercado, no marketing digital, o uso de inteligência artificial e machine learning prometem se desenvolver cada vez mais.
Isso porque, cada vez mais, o marketing digital tem trabalhado com algoritmos, por meio da análise de dados.
A mensuração de resultados em sites, redes sociais e até mesmo em estratégias aplicadas no Google, envolvem a análise e verificação dos dados.
Esse processo pode ser favorecido por meio da inteligência artificial e da programação das máquinas para essa análise.
Dessa forma, a equipe gestora consegue entender e visualizar os resultados de forma fácil, para tomar decisões importantes.
2. Uso de interface que utiliza a voz do usuário
O segundo ponto a ser considerado diz respeito ao marketing voltado para a interface que utiliza a voz do usuário.
Isso envolve o uso de um software específico, assim como da inteligência artificial.
A intenção é que cada vez mais, campanhas de marketing digital sejam gerenciadas por meio da voz como uma interface.
Com esse tipo de estratégia, a empresa consegue processar uma linguagem mais natural, criando uma interação com o público e trazendo estratégias e campanhas que sejam humanizadas.
Cada vez mais, as pessoas procuram por marcas que não estejam focadas somente nas vendas, mas sim, na humanização.
3. Uso da realidade aumentada e virtual
Essas tecnologias prometem não somente para o ano de 2023, mas chegaram como uma tendência e ferramenta poderosa de interação com o usuário.
Uma das grandes preocupações na área do marketing é entender como está sendo a experiência do usuário, com o objetivo de melhorá-la.
Dessa forma, tanto a realidade aumentada como a virtual podem ser ferramentas poderosas para inserir o usuário em contextos que levem a uma imersão da marca.
Portanto, é importante que as empresas pensem nisso de forma prática. Por exemplo, algumas empresas online já oferecem a experiência do usuário “provar um produto” mesmo que à distância, para que sua experiência de compra seja ainda melhor.
Nos aprofundamos mais nesta junção de realidades, onde cito sobre a existência de outra dimensão social, no tópico sobre Metaverso. Quer se lembrar?
4. Uso de redes sociais
Uma das redes sociais que mais cresce entre usuários de diferentes idades é o TikTok .
Isso ocorre porque, nessa plataforma, é possível realizar a publicação de vídeos rápidos, que permitem o compartilhamento e interação.
Outra que já vem despontando no interesse do público brasileiro é a nova rede social BeReal. Uma rede que promete “dizer a verdade e somente a verdade” das pessoas. Onde para visualizar o conteúdo da rede e de seus amigos, você tem apenas 2 minutos, em contagem regressiva para publicar uma foto tirada na hora, por ambas as câmeras de seu smartphone. Apenas uma foto por dia, tirada na hora, e somente assim, você pode ver as fotos das outras pessoas. Claro, que o Instagram já está pensando em se apropriar desta novidade.
Não é de hoje que as empresas perceberam a importância de investir em redes sociais para conseguir atingir o público. Afinal, as marcas devem estar onde as pessoas estão.
Além de estar na rede social, é importante pensar o tipo de conteúdo certo para atingir o público-alvo, e agora, mais do que nunca, com autenticidade!
Por isso, é importante ter atenção a aspectos ligados ao marketing de conteúdo e inbound marketing (atração do usuário).
Por que se adaptar às tendências?
Agora que você já conhece algumas tendências, é importante falarmos alguns motivos pelos quais sua empresa ou profissionais de marketing devem se adaptar a ela.
Preparamos uma lista para facilitar sua visualização. Você deve acompanhar as tendências porque:
- Faz com que sua empresa esteja perto do público;
- Traz diferencial competitivo para a marca;
- É uma oportunidade de atrair clientes em potencial;
- Atrai investidores e parceiros para a marca;
- Humaniza a marca, aproximando o público.
A partir dessas vantagens, sua empresa pode realizar o investimento para estar em dia com as tendências do marketing digital.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing,