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Dominando UTM: Use corretamente os parâmetros em suas campanhas de Social Media

Código UTM para Marketing Digital e Mídias Sociais

Se você já trabalha com marketing digital, provavelmente já ouviu falar sobre o Google UTM. Se ainda não conhece, não se preocupe, vamos explicar! UTM é a abreviação de Urchin Tracking Module, que significa Módulo de Rastreamento Urchin. Basicamente, é um recurso que permite rastrear a origem do tráfego que chega em seu site por meio de códigos adicionados à URL. Com esses códigos, você pode monitorar de onde vêm as pessoas que acessam sua página e cruzar essas informações com dados como conversões, compras e downloads.

Além da origem do tráfego, os parâmetros UTM também ajudam a entender a performance de suas campanhas nos mais diversos canais. Ao parametrizar as URLs dos seus anúncios ou e-mails, por exemplo, você poderá entender quantas pessoas clicaram neles, quanto tempo elas permaneceram em seu site, quantas páginas visitaram em média e se converteram em um botão específico. Essas informações te ajudarão a descobrir em quais anúncios investir mais, quais tirar do ar e qual o ROI de suas ações.

 

Parâmetros UTM

São 6 os parâmetros recomendados que podem ser adicionados às URLs: origem da campanha (utm_source), mídia da campanha (utm_medium), nome da campanha (utm_campaign), termo de pesquisa (utm_term), nome para variações da mesma campanha (utm_name) e conteúdo do anúncio (utm_content). Apenas o primeiro é obrigatório, mas recomendamos que você preencha ao menos os 3 primeiros para obter mais detalhes estratégicos.

 

Como criar uma URL usando UTM?

Aqui está um exemplo de como preencher os campos UTM usando uma campanha realizada no Instagram:

Suponha que você esteja executando uma campanha de marketing no Instagram para promover sua nova linha de roupas de verão, que inclui um anúncio patrocinado e um link para sua loja online. Você pode usar os seguintes parâmetros UTM para rastrear o desempenho dessa campanha:

  • utm_source: Instagram
  • utm_medium: social
  • utm_campaign: colecao_verao
  • utm_content: regatas_femininas
  • utm_name: instagram_anuncio_impulsionado

Neste exemplo, o utm_name seria usado para identificar que o tráfego está sendo gerado especificamente pelo anúncio patrocinado no Instagram.

Lembre-se de que esses valores são flexíveis e podem ser personalizados para atender às suas necessidades de rastreamento específicas. Certifique-se de usar termos consistentes para nomear seus parâmetros UTM, a fim de garantir que você possa facilmente rastrear o desempenho de suas campanhas de marketing em diferentes canais e plataformas.

 

Para facilitar sua vida, vou deixar o link de um site construtor de URL com UTM. Basta preencher e ele te dará o link pronto!

 

Onde usar UTM?

Basicamente em:

  • Redes Sociais
  • E-mails Marketing
  • Anúncios

 

Onde meço os resultados?

Após esta parametrização ensinada aqui, você poderá medir através do Google Analytics.

Caso não tenha uma conta ainda, você poderá criar clicando aqui.

 

Ao descobrir quais anúncios performam melhor, trazem mais visitantes para o seu site, geram mais conversões e vendas, fica mais fácil otimizar os esforços e recursos para aqueles que realmente agregam valor. Portanto, se você ainda não está usando o Google UTM em sua estratégia de marketing digital, comece agora mesmo!