Apesar da crise econômica, o Dia dos Namorados pode ser uma grande oportunidade para alavancar as vendas no comércio. Segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Ipsos feita com 1,2 mil consumidores, em 72 municípios brasileiros, mostra que a intenção de gasto médio com presentes e comemorações no Dia dos Namorados, subiu 5% em relação ao ano passado. O valor médio gasto é avaliado em R$ 155,69. A estimativa é que a data movimente em torno de R$ 7,7 bilhões no comércio brasileiro.
É namoro… e o Tinder?
O último ano foi o mais agitado da história do Tinder, e não é para menos, já que a pandemia mudou drasticamente a rotina e o comportamento de todos no mundo. A maior parte dos usuários do principal aplicativo de relacionamentos pertence à Geração Z (jovens de 18 a 25 anos), e analisando o comportamento deles, o Tinder encontrou dados interessantes para entender a realidade atual.
Um levantamento feito pela própria empresa descobriu que 19% mais mensagens foram enviadas por dia em fevereiro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, as conversas foram 32% mais longas durante a pandemia, e os usuários tiveram 42% mais matches. A Geração Z também aproveitou bastante as chamadas de vídeo: quase metade dos usuários utilizaram o recurso durante a pandemia, e 40% planejam continuar utilizando esse recurso mesmo após a pandemia.
Então, bora ver estas dicas de marketing digital para você aproveitar essa época e vender mais online?
1- Estimular o UGC: Conteúdo gerado pelo usuário
Você pode aumentar em até 34% o volume de suas vendas quando seus produtos são estimulados pelos próprios consumidores. Segundo o estudo da Bazaarvoice de janeiro deste ano, aponta que 64% dos entrevistados, afirmam que preferem UGC ao invés de fotos baseadas em bancos de imagens ou até mesmo imagens profissionais. As principais mídias usadas para gerar este estímulo são: 1º Facebook (sim, ainda é a maior neste quesito); 2º Instagram; 3º Youtube.
2- Redes Sociais cada vez mais indispensáveis no seu negócio
Gere com frequência postagens. Não necessariamente todos os dias, mas nos dias que você puder fazê-la de maneira organizada. Se não conseguir diariamente, poste nas segundas, nas terças e nas sextas-feiras e sábados, por exemplo. O ideal é você criar a sua frequência.
61,6% dos usuários brasileiros de internet, entre 16 e 64 anos, usam redes sociais para procurar informações sobre as marcas, segundo a pesquisa da DataReportal de janeiro deste ano. Você também não precisa estar em todas. Esteja naquelas que tenham sinergia com seu negócio. Para chocolates, flores, roupas intimas, motéis, vinhos, uma ótima ideia seria o Pinterest, por exemplo. Claro, que neste caso, Instagram é obrigatório, né.
3- Faça LIVES
As LIVES gerarão mais conexão com sua audiência, além de ser uma ótima oportunidade de mostrar o seu processo de desenvolvimento, contar curiosidades e particularidades dos seus produtos. Faça um pitch de vendas para quem quiser consumir os produtos para o Dia dos Namorados, ponha link na BIO e nos comentários da LIVE e se surpreenda. Podem pintar algumas vendas ali mesmo.
4- Link de compra online ou transacionar via WhatsApp
Faça seu cadastro nas plataformas de pagamento online. PagSeguro, Mercado Pago, Stone, são algumas opções. Com isso, você não deixará o consumidor desistir da sua intenção de compra, já que no ambiente virtual a possibilidade de ele desviar o olhar e dispersar em outros assuntos é muito grande. Envie o link e receba seus pagamentos.
O C-commerce (Conversational Commerce – uma evolução do e-commerce) está cada vez mais em evidência, agora que o Banco Central liberou o Facebook Pay por aqui. Ele facilitará os pagamentos pelo WhatsApp onde a pessoa pode concluir seu pagamento na hora da conserva. Neste artigo eu explico tudo como é este funcionamento.
5- Faça Reels
Aumente o engajamento do seu público fazendo Reels do Instagram. Mostre as embalagens, os processos de criação, conte brevemente curiosidades sobre sua jornada empreendedora, mostre toda sua autenticidade neste formato de conteúdo. Acho super válido, principalmente para os responsáveis por hotéis e motéis, pois possibilita o consumidor conhecer melhor as suítes e todas as especificidades antes mesmo de conhecê-los pessoalmente. Invista nele!
6- Configure seu Insta Shopping (ou IG Shopping)
Sabe aquele ícone de sacolinha de compras no menu principal do Instagram? Você pode aparecer lá. Se você tem um site que mostra seus produtos para venda, você consegue criar um IG Shopping. Acesse facebook.com/commerce_manager, clique em adicionar loja, crie seu catálogo e personalize sua loja. Em breve, você poderá contar também com a facilidade de comprar diretamente nos aplicativos do Instagram e do Messenger, sem o redirecionamento para o seu site. Fique de olho!
Se o Facebook Pay já está funcionando no WhatsApp, agora é questão de pouquíssimo tempo para liberarem nos demais recursos da plataforma Facebook.
7- QR Code finalmente está em evidência no Brasil
O QR Code que parecia ser algo já batido, que não pegaria no gosto do brasileiro, chegou este ano com força total. Até em anúncios de TV hoje já aparecem constantemente para transportar a audiência de uma mídia para outra, que o cliente possa converter. Esse “carinha” pode ser seu aliado! Vou te ensinar: clique no link QRCodeFacil siga os passos intuitivos e colete seu QR Code para usar: num folheto do seu negócio, num cartão de visitas, num vídeo de Youtube, num post nas redes sociais ou até mesmo em uma LIVE. O link por trás desse QR Code pode ser: Seu link de pagamento, seu site, entrada para um grupo no Whatsapp ou uma localização no mapa. Use esta tecnologia a seu favor para ampliar a experiência do comprador. Transporte-o para navegar de um local para outro dentro do seu ambiente controlado. Não o deixe escapar.
Se você se planejar direitinho, tenho certeza de que conseguirá ter um retorno bem satisfatório com essas dicas. Depois escreve para mim no nosso Instagram, quero saber se estou te ajudando. Valeu? Até o próximo post.