Pagamentos no WhatsApp: como funciona?

Pagamentos pelo Whatsapp

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, uma maneira fácil e segura de fazer pagamentos nos apps do Facebook, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

 

Para ter acesso à nova funcionalidade, é necessário baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do seu celular.

 

Tudo de forma simples, segura, rápida e sem a cobrança de tarifas.

 

O WhatsApp acabou de lançar sua funcionalidade de pagamentos e o Nubank é uma das primeiras instituições escolhidas para oferecer mais essa possibilidade para seus clientes, por exemplo. Verifique em seu app Nu se já está habilitado para você. Existem outras instituições financeiras também habilitadas, mas pelo que testei, o Nu é o mais prático.

As bandeiras disponíveis são:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

 

Existe uma outra forma de ter acesso à funcionalidade de pagamentos no WhatsApp: ser “convidado” por amigos. Quando a função for liberada para você, caso os seus amigos ainda não a tenham, basta fazer um pagamento ou enviar um pedido de dinheiro que a opção de fazer cadastro aparecerá instantaneamente.

 

Assim, quando abrir uma conversa com seus amigos, vai ser possível enviar ou receber dinheiro da mesma forma que envia arquivos, fotos, contatos e sua localização.

 

Por enquanto, a função de pagamentos no WhatsApp está disponível apenas para transferências de dinheiro entre contas pessoais. Ou seja: usuários da versão Business do aplicativo do WhatsApp ainda não podem aceitar pagamentos de seus clientes por serviços ou bens.

 

Veja um passo a passo de como fazer um pagamento pelo WhatsApp, lembrando que somente na versão débito:

  1. Nas configurações do seu WhatsApp, selecione a opção “Pagamentos”;
  2. Clique em “Facebook Pay” para ler os termos e condições e criar um PIN de seis dígitos – um tipo de senha que será usada nas transações do Facebook Pay;
  3. Insira seu nome completo, CPF, endereço residencial e dados do seu cartão com a função débito – número, data de vencimento e CVV; pode usar o débito virtual também. 
  4. O próximo passo é verificar seu cartão. Você vai receber, no app do seu banco, um código de seis dígitos para inserir no aplicativo do WhatsApp;
  5. É só verificar e pronto, seu cartão está cadastrado!

 

Como você pode ver abaixo, enviar dinheiro no WhatsApp é simples e rápido como enviar uma imagem:

No Android é pelo “Clipes”, no IOS é só clicar no “+” para abrir o Menu:

Menu Whatsapp - Pagamentos

 

E como solicitar um pagamento pelo WhatsApp?

Se você quer solicitar um pagamento pelo WhatsApp para aquele seu amigo ou familiar que está te devendo o valor da pizza, o processo também é simples:

  1. No WhatsApp, selecione a opção “Pagamento”;
  2. Clique em “Solicitar”;
  3. Insira o valor desejado e envie para o contato.

 

Famosos já estão usando

Nesta ação do WhatsApp com os ex-BBBs, Fiuk e Gil do Vigor, usam de uma estratégia sutil para massificar a utilização do recurso:

 

C-Commerce

C-commerce é uma evolução do E-commerce.

C-commerce significa Conversational Commerce e nada mais é do que a utilização de aplicativos de mensagens como WhatsApp e o Messenger para conversão de vendas.

Esta forma de transacionar com seus clientes é uma realidade super presente. Utilize para alavancar os seus negócios. Não caia nas armadilhas do passado. Bora faturar mais?