Hoje em dia só ter um bom atendimento na hora da compra do produto já não é mais o suficiente para criar laços e fidelizar clientes. É necessário fazer o chamado marketing de relacionamento!
O marketing de relacionamento consiste em não só ter uma boa relação e um bom suporte no ato da primeira venda, mas sim em um conjunto de ações para fazer com que o cliente ou o prospect se aproxime da marca, antes ou depois da venda em si.
Desta forma, o cliente vai ficar tão satisfeito que vão aumentar as chances de ele consumir mais vezes os produtos da marca, inclusive ajudando muito no UGC.
O bom atendimento hoje é super importante! Quem nunca entrou no Reclame Aqui, por exemplo, para ver sobre alguma determinada empresa? E se a avaliação estiver baixa, se a taxa de satisfação estiver baixa, se eles demorarem muito para responder, o consumidor vai ficar com o pé atrás.
O produto pode ser o mais incrível, mas se estas notas de atendimento e pós venda não forem boas, é muito provável que o interessado nem realize a compra.
Além disso, o marketing de relacionamento traz diversas outras vantagens, como: fidelizar e aumentar a satisfação do cliente, reduzir custos de marketing, corrigir possíveis erros, entre outros.
E de que forma se pode fazer este marketing de relacionamento?
Existem algumas ações que podem fazer com que o marketing de relacionamento seja ainda mais efetivo:
Para um cliente que já fez uma compra, por exemplo, pode-se criar alguma promoção tipo “Use o cupom VOLTE10 para 10% de desconto na próxima compra”.
Outra tática interessante é fazer campanhas de e-mails marketing. E isso pode ser utilizado tanto para já clientes como para prospects, por meio de informativos (o que é legal para firmar autoridade) ou até para lançar promoções.
Fazer pesquisas de satisfação também é importante! O consumidor pode apontar alguma melhoria que a empresa não tinha pensado, ou pode implementar alguma estratégia diferente. (Saiba mais sobre como medir o índice NPS da sua empresa).
Além disso, é possível encontrar grupos de networking onde haja mais afinidade e associar-se. Uma vez que buscará conquistar sua credibilidade lá dentro primeiro e assim expandir através de indicações e referências qualificadas. Eu mesmo faço parte de um, e isso gera muitos negócios para minha empresa.
Marketing de relacionamento nas redes sociais
Para quem trabalha com as redes sociais, não é novidade que a frequência de postagens é algo importante para dar visibilidade. Mas será que isso é suficiente para criar um bom marketing de relacionamento? Para cair na boca dos consumidores deste conteúdo?
E a verdade é que não! Hoje com as redes sociais e o fácil acesso de comunicação que elas trazem, é preciso dar atenção a isso.
Por exemplo: Um seguidor da marca (que realmente curte a marca, o seu propósito e etc.) responde a um story e não é respondido. Depois ele faz uma pergunta sobre um determinado produto, para saber se tem a numeração dele, e de novo ‘fica no vácuo’. Você acha que este potencial consumidor ainda vai querer comprar aquele produto? Ainda vai achar a marca o máximo? Tem grandes chances disso não acontecer. E além de tudo, ele vai contar sobre esta experiência para pessoas do ciclo social.
Então, além de ter uma boa frequência de postagem, de ter o feed organizado, de ter uma identidade visual, um conteúdo legal, é mais do que necessário ter esta proximidade de comunicação que as redes sociais proporcionam.
É preciso interagir com os seguidores, responder comentários nas fotos, ter uma comunicação alinhada (saber a forma de falar), saber reagir da melhor forma a críticas e possíveis ‘haters’.
No fim, o marketing de relacionamento nada mais é do que você realmente criar uma boa relação com os atuais e potenciais clientes, dar a devida atenção ao que ele quer dizer, sempre responder e-mails, comentários, directs e de forma amigável, para conquistar a atenção. Criar solidez nestas relações é imprescindível para o sucesso do negócio e atingir bons resultados.