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UGC é Marketing ou Prova Social?

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Me responde uma pergunta… Você acha que o mais importante para criar a autoridade e um conteúdo mais autêntico de uma marca é o potencial do seu marketing, ou o que os usuários e clientes falam desta marca?

Hoje em dia, principalmente com as redes sociais, a opinião dos clientes é muito levada em consideração na hora de um novo comprador optar por obter aquele produto.

Segundo pesquisa feita pela Opinion Box, 55% dos usuários brasileiros do Instagram afirmaram que já compraram produtos indicados por influenciadores, e 47% afirmaram que usam a plataforma para fazer reclamações ou pedir informações às marcas.

E segundo pesquisas do Entrepreneur, mais de 92% dos consumidores online confiam no conteúdo gerado por amigos e familiares a respeito das marcas que consomem. E que os Millennials acreditam que o UGC é 35% mais memorável do que outras mídias.

A prova social é essencial na experiência de um potencial cliente, e o UGC é uma ótima estratégia de social media!

 

O QUE É O UGC E PARA QUE SERVE?

O termo chamado UGC (User-Generated Content), é considerado todo o conteúdo gerado pelos usuários daquela marca ou produto, seja ele por meio de vídeo, foto, texto, etc de forma espontânea. É uma estratégia muito utilizada no marketing digital para realmente entender o que os compradores pensam e falam. Desta forma, é como se os clientes participassem na criação do conteúdo.

O UGC é um ótimo conteúdo, uma vez que alguém irá acreditar muito mais no que uma pessoa próxima a ela, ou alguém que de fato tenha usado o produto, do que no próprio marketing da marca em si. Desta forma, cria-se uma relação de confiança baseada nesta prova social.

Nas redes sociais principalmente isso é muito forte! Por exemplo: Alguém posta uma foto tomando e elogiando uma cerveja… Pronto! É o suficiente para alguém ver, se interessar e querer comprar aquela cerveja também!

E claro que a marca pode E DEVE usar isso a seu favor! De forma estratégica e até incentivar silenciosamente esta prática entre os seus consumidores… Motivos não faltam para ver vantagem! Quer saber como? Vamos lá!

 

6 VANTAGENS EM APROVEITAR O UGC

1) Baixo investimento
Esta talvez possa ser uma das melhores vantagens, uma vez que o UGC é feita de forma espontânea e gratuita, onde não houve nenhum investimento financeiro diferenciado por parte da marca em fazer aquele usuário postar algo.

2) Credibilidade e autoridade
Experiências de usuários são muito levadas em consideração. Não é à toa que aplicativos como iFood, TripAdvisor e Shopee têm as avaliações dos produtos abertas para todos verem. As pessoas sentem necessidade de ter esta aprovação para se sentirem mais confortáveis ao adquirir um produto ou serviço.

Se o produto for muito elogiado, se tiver muitos comentários positivos e compartilhamentos nas redes sociais, aquele potencial comprador vai se sentir mais instigado a consumir. Da mesma forma que se você ver algum produto só com comentários negativos, as chances caem muito!

3) Ajuda na criação da persona
É possível fazer um trabalho em cima dos usuários que estão fazendo o UGC do produto. Fazendo uma coleta de dados, dá para entender o perfil de quem está super satisfeito e conseguir adaptar a comunicação para quem realmente vai estar interessado!

Pode ser que a empresa tenha feito um estudo, e depois de algumas avaliações e provações, ela perceba que o foco deve ser outro! E isso é super valioso!

4) Identificação do cliente com a marca
Usar o UGC promove a valorização dos consumidores. A pessoa se sente próxima e notada pela empresa, o que a faz se sentir especial. E quando outros espectadores verem estas reações, eles também vão se simpatizar pela marca.

5) Ajuda em novas ideias
Muitas vezes a marca pode estar tão acostumada a fazer seu marketing ou seu conteúdo de um jeito, que com apenas um comentário em um post, possam vir ideias diversas de conteúdos novos! Então, neste sentido, os usuários inclusive ajudam com a “alimentação” de novos temas e ideias a serem desenvolvidos nas redes sociais.

6) Aumento das vendas
Depois de todos os outros itens, acho que aqui ficou subentendido já, né? O UGC influencia nas decisões de consumo, e faz com que a marca alcance um número maior de pessoas! Como consequência, parte destas pessoas se tornam compradoras…

 

QUE AÇÕES A MARCA PODE TOMAR PARA ESTIMULAR O CLIENTE?

1) Incentivar publicações
O cliente pode ter uma experiência tão única que vai querer mostrar para o mundo nas suas redes sociais, sem cobrar nada por isso!

Mas existem algumas formas também de incentivar esta prática, e talvez você já tenha se deparado com isso! A Starbucks, por exemplo, demostra tanta atenção com o cliente que coloca o nome do consumidor no copo… Quantas vezes você não viu alguém postando fotos com este copo?

Pequenos incentivos com este, ou mandar uma cartinha junto com o produto, personalizar um recado escrito à mão… Tudo isso pode incentivar!

2) Avaliações e depoimentos
Está aí uma estratégia simples e valiosa! É uma aprovação social bem interessante, uma vez que as pessoas se interessam em ver feedbacks. Pode-se até fazer um incentivo, oferecendo um desconto, por exemplo, para quem fizer uma avaliação.

3) Interaja com os usuários
É importante que o consumidor que ‘fez propaganda de graça’ receba ao menos um retorno! Ele vai se motivar a fazer isso mais vezes!

4) Reposte as publicações
Isso vai criar confiança e autoridade na sua marca. Quem chegar no perfil da marca e ver tantas aprovações e avaliações, vai se sentir mais confiante em consumir aquele produto.

 

OUTRO LADO DA MOEDA

O UGC é tão significativo que pode ser tão positivo para a marca, quanto negativo caso ele tenha algum problema ou tenha se envolvido em alguma polêmica! Tem um caso bem atual da fintech Picpay!

A empresa está com um problema enorme e cheia de processos judiciais por não devolver dinheiro aos clientes. Estão bloqueando contas sem motivo, deixando o cliente totalmente sem controle do seu próprio dinheiro. Além de serem acusados de falta de segurança na plataforma, e por estarem pagando boleto em duplicidade.

Isso ficou tão forte que se você entrar conta do Instagram do Picpay e ir nos comentários de qualquer publicação, você vai encontrar comentários como estes:

 

Reclamações UGC Reclamações UGC Reclamações UGC

 

Não foi difícil encontrar, inclusive… Cliquei na última publicação (abaixo), e estes comentários são todos seguidos. Consegue entender o poder que isso tem?

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por PicPay (@picpay)

Neste caso, por exemplo, se fosse pela empresa e pela imagem e marketing que eles passam, é tudo incrível e mil maravilhas!

Quando você passa a dar valor à opinião dos consumidores, com certeza isso vai pesar mais! E é por isso, que hoje com a facilidade que a internet trouxe para que todos que tenham acesso à rede possam opinar, trocar ideias e ver de forma mais autêntica o que os consumidores tenham a dizer, ficou mais fácil para as empresas contarem com o ‘marketing boca a boca’.

Claro que isso não anula o trabalho de marketing feito pela empresa, até porque para que estes ‘primeiros consumidores’ deem a sua opinião, a marca tem que chegar até eles! Então claro que o marketing da empresa é essencial. Além, de caber à empresa monitorar estas ocorrências (positivas ou negativas). Este monitoramento e primeiro atendimento nas redes é chamado hoje em dia de Sac 2.0, inclusive.

Contudo, o UGC é um dos fatores dentro marketing digital que é fundamental. Se tratando em autenticidade e na forma leve e sincera de como um conteúdo é criado e onde tem uma propaganda feita ‘sem querer’ pelos consumidores, incentivam ainda mais o consumo do produto.

Inclua conteúdos UGC em sua divulgação e depois me diga se você melhorou seus resultados. Até mais!