fbpx

Tamanho ideal de fotos e imagens no Facebook, Instagram e outras redes sociais (2024)

Cada rede social possui um tamanho ideal para suas imagens e vídeos. A aplicação correta dos tamanhos, garante que seu público receba a mensagem por completo, sem cortes ou ruídos de comunicação. Isso será essencial para garantir que sua estratégia de marketing digital tenha um ambiente favorável para funcionar.

Para te ajudar em sua busca pela Web, você verá a seguir os diferentes tamanhos de imagens para Facebook, Instagram, Twitter – X, LinkedIn e Youtube. Mas, não é só isso: falarei também sobre as dimensões e especificações para vídeos, textos, gifs e Stories!

Instagram

Invista em Fotos, Reels e Stories! A linguagem visual é a que mais chama atenção nesta rede social.

Tamanho da foto do perfil no Instagram

  • O tamanho padrão de foto para perfil do Instagram é 720 x 720 px, na proporção de 1:1

Tamanho de fotos para posts do feed do Instagram

Existem três formatos para fotos no feed do Insta:

  • Square: é o famoso quadrado, usado também em carrossel.
  • Portrait: são as fotos verticais (retrato).
  • Landscape: são as imagens horizontais, ao estilo paisagem.

Cada um dos formatos têm um tamanho recomendado:

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Horizontal: 1080 x 566 px.

O Instagram aceita as extensões mais usadas de imagem: .jpg e .png

No entanto, para uma melhor definição de cores, minha sugestão é sempre utilize .png

Tamanhos e resolução de posts em vídeo

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV). Se tiver 60,01 já não aceitará.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px.
  • Horizontal: 1080 x 566 px.
  • Tamanho máximo do arquivo: 4GB;

Vídeo do Reels no Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 9:16 ;
  • Limite: até 60 segundos.
  • Margem de segurança: 390 pixels na parte inferior e 250 pixels na parte superior.

Limites de caracteres para Instagram

  • Legenda do post: limite é 2000 caracteres, mas se você limitar a 138 caracteres, garantirá que sua mensagem fique completa antes do “Leia mais”.

Tamanhos e resolução para GIFs

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .gif
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB.
  • Duração de 3 segundos.

Tamanhos dos Stories do Instagram

  • Vídeos e imagens: Stories devem respeitar o limite de 15 segundos e seguir a proporção e 9:16. Recomendo, tanto para imagens quanto para vídeos, a resolução de 1080 x 1920 px.
  • Você também pode fazer Stories com outras resoluções. O Instagram fará ajustes automáticos, preenchendo as lacunas suavemente e incluindo bordas pretas. Porém, se precisa evitar perdas, siga a resolução citada anteriormente. Recomendo que se atente ao tamanho máximo de 2,5GB.

Facebook

Existe também uma série de especificações de tamanhos de imagens para o Facebook! Além de imagens, a rede social permite formatos como vídeos, Carrossel, Stories, etc. E cada um desses formatos têm tamanhos recomendados.

Tamanho de imagens para capa e perfil do Facebook (perfil pessoal)

  • Avatar: 320 x 320 px; 500 x 500 px (recomendável para melhor qualidade). Proporção 1:1.
  • Tamanho de imagem para capa no Facebook (perfis pessoais): 850 x 315 px. Vale ressaltar que a margem de segurança é de 140 pixels em cada lateral.
  • Vídeos para capa: 820 x 312 px, com 20 a 90 segundos de duração.

Dimensões de imagens para Facebook (Fan Page)

  • Perfil: 320 x 320 px, 500 x 500 px (recomendável). Proporção 1:1.
  • Imagem para capa: 820 x 312 px. Área visível mobile: 640 x 360 px.
  • Vídeo para capa: 820 x 312 px. 20 a 90 segundos.

Tamanhos de imagens para post no Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook aceita posts com imagens nos formatos quadrado, vertical e tela cheia (full screen).

As resoluções recomendadas são:

  • Quadrado/carrossel: 1080 x 1080 px. Proporção 1:1.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Horizontal: 1200 x 630 px.

Lembrando que posts compartilhados de imagem com link são mostrados na timeline na resolução de 1200 x 628 px e posts compartilhados com vídeo serão apresentados na resolução 1200 x 675 px.

Tamanhos de vídeo para post no Facebook

Posts em vídeo seguem as mesmas resoluções que em imagens. Porém, a duração máxima de vídeos para o Facebook é 120 minutos e o tamanho máximo do arquivo aceito pela rede é 40GB.

Tamanhos de Stories no Facebook

  • 1080 x 1920 px, proporção de 9:16, limite de 15 segundos.
  • Também é recomendado deixar cerca de 14% (250 pixels) da parte superior e inferior sem texto ou elementos importante para a mensagem principal.

Tamanho para capa de Evento no Facebook

  • Imagem: 1200 x 628 px, aproximadamente 2:1.
  • Vídeo: de 30 segundos a 5 minutos, até 100 MB.

Tamanho de capa para Grupo no Facebook

  • Resolução 1640 x 856 px.

Twitter – X

Aqui, os textos são a chave! Opiniões e notícias, desde que respeitem o limite de 280 caracteres (finados 140 caracteres), são o foco do Twitter. Além disso, é possível postar imagens, vídeos e gifs nessa rede!

Tamanho de capa e perfil no Twitter – X

  • Perfil pessoal ou corporativo: 200 x 200 px, 800 x 800 px (recomendável).
  • Capa: 1500 x 500 px. Área visível: 935 x 280 px. Com proporção 3:1.

Tamanho de imagem para post no Twitter – X

  • Quadrada sem link: 1200 x 1200 px na proporção 1:1;
  • Retangular sem link: 1600 x 900 px na proporção 16:9;
  • Retangular com link: 800 x 418 px na proporção 1.91:1.

Limites para vídeos e gifs no Twitter – X

  • Duração de vídeos ou gifs: até 140 segundos (40 frames por segundo). Se for gif, já deve vir configurado em looping.
  • Resolução vídeos: de 32 x 32 px a 1920 x 1200 px ou 1200 x 1900 px.
  • Formatos aceitos .MP4 ou .MOV.
  • Duração do vídeo: de 2 minutos e 20 segundos no máximo;
  • Tamanho vídeos: 512 MB.
  • Tamanho gifs: até 5 MB no mobile e 15 MB para web.

Pinterest

Rede social para imagens e inspirações! Invista em fotos bem produzidas e que transmitam sensações.

Imagem do perfil no Pinterest

  • Tamanho padrão: 800 x 800 px na proporção de 1:1;
  • Tamanho padrão (miniatura): 49 x 49 px.

Imagem da capa no Pinterest

  • Tamanho padrão: 800 x 450 px na proporção de 16:9;
  • No caso de vídeo: recomenda-se duração de 4 segundos até 5 minutos, tamanho máximo 2 GB, codificação H.264.

Imagem da capa da pasta no Pinterest

  • São aceitos tamanhos variados, porém sempre serão exibidos na proporção de 1:1.

Imagem do pin, board e feed no Pinterest

  • Pin: recomendado ao menos 600 pixels de largura, com a altura livre, já que no Feed ela é ajustada proporcionalmente, conforme a imagem;
  • Board thumbnail (na linha do tempo): 222 x 150 px;
  • Feed: 235 px de largura, a altura é ajustável conforme a imagem, proporcionalmente.

Recomendações para imagens no Pinterest

  • Tipo de arquivo: PNG ou JPEG;
  • Tamanho máximo do arquivo: 32 MB;
  • Dê preferência para imagens na vertical;
  • Evite imagens abstratas ou de fotografias que não remetam à marca específica.

Recomendações para textos no Pinterest

  • Título: limite máximo de 110 caracteres;
  • Descrição: o limite máximo de 500 caracteres.

Vídeo no feed do Pinterest

  • Duração: de 4 segundos a 15 minutos, mas a duração indicada para ‘anúncios’ é de 6 a 15 segundos;
  • Formatos aceitos: MP4, .MOV OU .M4V com proporção 1:1, 2:3 ou 9:16;
  • Tamanho: até 2 GB.

Idea Pins

  • Disponível apenas para contas comerciais do Pinterest;
  • Proporção para imagens e vídeos: 9:16;
  • Tamanho: até 20 MB para imagens e 100 MB para vídeos;
  • Duração dos vídeos: de 3 a 60 segundos;
  • Formatos de imagens: .BMP, .JPEG, .PNG, .TIFF, .WEBP;
  • Formatos de vídeo: .MP4, M4V;
  • Codificação dos vídeos: H.264 ou H.265.

YouTube

A rede social audiovisual! O Youtube é uma rede social incrível para empresas que querem se relacionar com seus públicos através da oferta de conteúdos de valor. Vídeos são ótimos formatos para aulas, tutoriais, apresentações de produtos e institucionais.

E, assim com todas as outras redes, tem suas especificações de tamanho, extensões, tempo e resolução. Veja mais.

Imagem do perfil no YouTube

  • Tamanho padrão: 800 x 800 px.

Imagem da capa no YouTube

  • Tamanho mínimo: 2048 x 1152 px na proporção 16:9.

Vídeo para Youtube

  • Duração: 15 minutos;
  • Resolução: até 3840 X 2160 px na proporção 16:9;
  • Tamanho: até 128 GB;
  • Extensões: .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI, .WMV, MPEGPS, .FLV, .3GPP, .WebM;
  • Limites para textos para título em desktop e mobile: 73 caracteres.

Recomendações para imagem e vídeo no YouTube

  • Formatos: JPG, GIF ou PNG (não são permitidos GIFs animados);
  • Na capa: a área de segurança para textos e logotipos (em dimensões mínimas): 1280 x 720 pixels. Imagens maiores poderão ser cortadas em determinados dispositivos ou visualizações;
  • Tamanho do arquivo em imagem: até 2MB;
  • Resolução: pelo menos 150 DPI.

YouTube Shorts

  • Tamanho: 1080 x 1920 pixels;
  • Duração: até 60 segundos.

Linkedin

Rede social para fazer contatos profissionais e se candidatar a vagas de emprego. Atualmente, muitas empresas utilizam o LinkedIn para ganhar visibilidade, expressar valores e ideais, conversar com colaboradores e recrutar novos funcionários. Empresas do segmento B2B têm no LinkedIn um canal valioso para contato e relacionamento com potenciais clientes.

Perfil Pessoal

  • Tamanho do avatar: 800 x 800 px;
  • Tamanho da capa: 1584 x 396 px (até 8MB);
  • Formatos aceitos: JPG e PNG.

Company Page ou Showcase Page

  • Tamanho do avatar ou logo: 300 x 300 px (até 2MB);
  • Tamanho da capa: 1128 x 191 px, na proporção 4:1 (até 4MB).

Imagem do feed no LinkedIn

  • Tamanho para posts com links: 1200 x 627 px
  • Tamanho de podt quadrado: 1200 x 1200 px;
  • Tamanho de vídeo na vertical: 1080 x 1350 px.

Recomendações para imagem e vídeo no LinkedIn

  • Tamanho mínimo de 75KB e máximo até 75 mb;
  • Proporção do vídeo 1:2,4 – 2,4:1;
  • Duração mínima de 3 segundos e máxima de 10 minutos;
  • Extensões aceitas: ASF, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, WebM, H264/AVC, MPEG-4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3;
  • A largura mínima para posts é de 200 px. Se ela for inferior a isso, não será exibida em formato de imagem maior, mas sim como uma miniatura à esquerda da publicação;

Whatsapp

O Whatsapp é um dos principais apps da atualidade para envio de mensagens diretas e já se tornou uma ferramenta de trabalho para muitos profissionais. A versão Business traz ainda mais recursos que ajudam nas relações comerciais, respostas mais rápidas, etiquetas e estatísticas.

Imagem do perfil no WhatsApp

  • Tamanho padrão: 192 x 192 px.

Imagem de capa para WhatsApp Business

  • Tamanho padrão: 590 x 340 px.

Imagem e vídeo no status no WhatsApp

  • Tamanho recomendado: 1080 x 1920 px;
  • Duração do vídeo: até 30 segundos.

Imagem do Thumbnail no WhatsApp (Conversa)

  • Tamanho recomendado: 1200 x 800 px, sendo que a prévia visível em tamanho 500 x 500 pixels centralizada, ou proporção 1:1.

Vídeo no WhatsApp (Conversa)

  • Assim como nas imagens, os arquivos de vídeo possuem um limite de 16 MB, entretanto, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

Texto no WhatsApp

  • Limite de 500 caracteres.

Recomendações para imagem e vídeo no WhatsApp

  • Além das demais funcionalidades, o WhatsApp permite o envio de arquivos e documentos, no tamanho máximo de 100 MB;
  • Desde 2017, o app também oferece a possibilidade de enviar até 30 mídias (fotos e vídeos) em uma única mensagem. Anteriormente, o mesmo limite era de apenas 10 mídias;
  • No status do WhatsApp, é possível compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs animados;
  • O WhatsApp é compatível com os formatos de vídeo 3GP e MPEG4.

Snapchat

A ideia dessa rede social é a de compartilhar momentos. Dessa forma, todo o conteúdo publicado expira em um determinado período (algo que pode ser parametrizado pelo usuário). Apesar da concorrência com o Instagram, o Snapchat ainda representa um público específico que pode ser explorado.

Limites para imagens no Snapchat

  • O limite recomendado é de 1080 x 1920 px.

Limites para textos

  • Post: 45 caracteres.

Limites para vídeo

  • O padrão é a publicação de 10 segundos, entretanto, a empresa está implementando a possibilidade do uso de transmissões sem limite de tempo.

 

TikTok

O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que surgiu como a nova onda do momento e já ultrapassou a marca de um bilhão de downloads.

Entre os formatos de vídeos que podem ser criados no app, os que mais se destacam são: as dublagens, as transições, os desafios, os duetos e as famosas reactions.

Muitas marcas já estão criando estratégia de marketing no TikTok para desbloquear um novo público e ampliar o seu alcance. Veja as medidas de imagem e vídeo da rede social!

Imagem do perfil no TikTok

  • Tamanho padrão: 200 x 200 px.

Vídeo do feed no TikTok

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 pixels; proporção 9:16.
  • Área de segurança para vídeo: 390 pixels na parte inferior e 250 pixels na parte superior.

Recomendações para imagem e vídeo no TikTok

  • Os vídeos precisam ter de 15 segundos até 3 minutos;
  • Os arquivos que podem ser subidos na rede social são: MP4 ou WebM, com resolução mínima de 540p;
  • A rede social também aceita vídeos na horizontal, mas é recomendado fazer conteúdos na vertical. A proporção mínima para subir um vídeo é: 720 x 1080 pixels, respeitando a proporção 9:16.

 

Google Meu Negócio (Google My Business)

O Google Meu Negócio é uma plataforma que facilita uma empresa ser encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps.

Quando uma empresa é cadastrada na plataforma, ela precisa preencher uma “ficha” com suas informações relevantes. Essa ficha aparece em destaque ao lado direito da página de busca.

Além da ficha, as empresas cadastradas podem fazer publicações para divulgar seus produtos, ofertas e outras informações relevantes para o púbico.

Confira as indicações de tamanhos de imagem e vídeo no Google Meu Negócio.

Imagem do perfil no Google Meu Negócio

  • Tamanho mínimo: 250 x 250 px;
  • Tamanho recomendado: 800 x 800 px.

Publicação em imagem no Google Meu Negócio

  • Tamanho mínimo: 400 x 300 px;
  • Tamanho recomendado: 1920 x 1080 px.

Recomendações para imagem e vídeo no Google Meu Negócio

  • O Google Meu Negócio recomenda o tamanho do arquivo de imagem de 10 KB a 5MB, nos formatos JPG ou PNG;
  • A foto precisa estar nítida e com boa iluminação, além de evitar alterações e aplicação de filtros em excesso;
  • Os vídeos podem ter duração de até 30 segundos, com arquivo de no máximo 75 MB.

Telegram

Criado em 2013, o Telegram é uma plataforma de rede de mensagens nas nuvens com grupos para conversa e interação.

Com mais de 400 milhões de usuários, ele se tornou um dos principais concorrentes do WhatsApp no Brasil por oferecer maior personalização e alcance de usuários (especialmente por meio dos grupos). Por isso, ele cresce cada vez mais – principalmente no meio profissional.

Mas para manter um alcance positivo, é importante seguir as orientações de imagens e vídeos. Confira abaixo quais são os tamanhos ideais!

Imagem do perfil no Telegram

  • Tamanho recomendado: 140 x 140 pixels, uma proporção 1:1;
  • Também é possível colocar um vídeo para perfil, com arquivos com tamanho mínimo de 140 x 140 pixels e trecho entre 5 e 15 segundos.

Vídeo no Telegram (conversa)

  • Tamanho para envio de vídeos: até 2GB;
  • Formato recomendado: MP3.

Recomendações para imagem e vídeo no Telegram

  • É possível enviar arquivos em formato GIF, ZIP e MP3, entre outros.

 

Dicas extras

Tenha uma boa ferramenta de gerenciamento de suas redes sociais. Concentrando tudo num só lugar você ganhará tempo e terá produtividade muito maior tendo um overview de tudo.

Preocupe-se cada vez mais com o conteúdo. Seja criativo e passe algo de valor à sua audiência. Seja menos comercial e ajude mais o leitor com uma mensagem inovadora, atrativa ou curiosa.

Valorize o profissional que cuidará de suas redes sociais, pois ele estará tão perto de seus consumidores quanto sua equipe comercial.