Tamanho ideal de fotos e imagens no Facebook, Instagram e outras redes sociais (2019)

Cada rede social possui um tamanho ideal para suas imagens e vídeos. A aplicação correta dos tamanhos, garante que seu público receba a mensagem por completo, sem cortes ou ruídos de comunicação. Isso será essencial para garantir que sua estratégia de marketing digital tenha um ambiente favorável para funcionar.

Para te ajudar em sua busca pela Web, você verá a seguir os diferentes tamanhos de imagens para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube. Mas, não é só isso: falarei também sobre as dimensões e especificações para vídeos, textos, gifs e Stories!

Instagram

Invista em fotos, vídeos e Stories! A linguagem visual é a que mais chama atenção nesta rede social.

Tamanho da foto do perfil no Instagram

  • O tamanho padrão de foto para perfil do Instagram é 180 x 180 px, na proporção de 1:1

Tamanho de fotos para posts do feed do Instagram

Existem três formatos para fotos no feed do Insta:

  • Square: é o famoso quadrado, usado também em carrossel.
  • Portrait: são as fotos verticais (retrato).
  • Landscape: são as imagens horizontais, ao estilo paisagem.

Cada um dos formatos têm um tamanho recomendado:

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Horizontal: 1080 x 566 px.

O Instagram aceita as extensões mais usadas de imagem: .jpg e .png

No entanto, para uma melhor definição de cores, minha sugestão é sempre utilize .png

Tamanhos e resolução de posts em vídeo

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV). Se tiver 60,01 já não aceitará.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px.
  • Horizontal: 1080 x 566 px.

Limites de caracteres para Instagram

  • Legenda do post: limite é 2000 caracteres, mas se você limitar a 138 caracteres, garantirá que sua mensagem fique completa antes do “Leia mais”.

Tamanhos e resolução para GIFs

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .gif
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB.
  • Duração de 3 segundos.

Tamanhos dos Stories do Instagram

  • Vídeos e imagens: Stories devem respeitar o limite de 15 segundos e seguir a proporção e 9:16. Recomendo, tanto para imagens quanto para vídeos, a resolução de 1080 x 1920 px.
  • Você também pode fazer Stories com outras resoluções. O Instagram fará ajustes automáticos, preenchendo as lacunas suavemente e incluindo bordas pretas. Porém, se precisa evitar perdas, siga a resolução citada anteriormente. Recomendo que se atente ao tamanho máximo de 2,5GB.

Facebook

Existe também uma série de especificações de tamanhos de imagens para o Facebook! Além de imagens, a rede social permite formatos como vídeos, Carrossel, Stories, etc. E cada um desses formatos têm tamanhos recomendados.

Tamanho de imagens para capa e perfil do Facebook (perfil pessoal)

  • Avatar: 180 x 180 px; 500 x 500 px (recomendável para melhor qualidade). Proporção 1:1.
  • Tamanho de imagem para capa no Facebook (perfis pessoais): 851 x 315 px.
  • Vídeos para capa: 820 x 312 px, com 20 a 90 segundos de duração.

Dimensões de imagens para Facebook (Fan Page)

  • Perfil: 180 x 180 px, 500 x 500 px (recomendável). Proporção 1:1.
  • Imagem para capa: 820 x 312 px. Área visível mobile: 640 x 360 px.
  • Vídeo para capa: 820 x 312 px. 20 a 90 segundos.

Tamanhos de imagens para post no Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook aceita posts com imagens nos formatos quadrado, vertical e tela cheia (full screen).

As resoluções recomendadas são:

  • Quadrado/carrossel: 1080 x 1080 px. Proporção 1:1.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Horizontal: 1200 x 630 px.

Lembrando que posts compartilhados de imagem com link são mostrados na timeline na resolução de 1200 x 628 px e posts compartilhados com vídeo serão apresentados na resolução 1200 x 675 px.

Tamanhos de vídeo para post no Facebook

Posts em vídeo seguem as mesmas resoluções que em imagens. Porém, a duração máxima de vídeos para o Facebook é 120 minutos e o tamanho máximo do arquivo aceito pela rede é 40GB.

Tamanhos de Stories no Facebook

  • 1080 x 1920 px, proporção de 9:16, limite de 15 segundos.

Tamanho para capa de Evento no Facebook

  • Imagem: 500 x 262 px.
  • Vídeo: de 30 segundos a 5 minutos, até 100 MB.

Tamanho de capa para Grupo no Facebook

  • Resolução 820 X 250 px.

Twitter

Aqui, os textos são a chave! Opiniões e notícias, desde que respeitem o limite de 280 caracteres (finados 140 caracteres), são o foco do Twitter. Além disso, é possível postar imagens, vídeos e gifs nessa rede!

Tamanho de capa e perfil no Twitter

  • Perfil pessoal ou corporativo: 200 x 200 px, 400 x 400 px (recomendável).
  • Capa: 1500 x 500 px. Área visível: 935 x 280 px.

Tamanho de imagem para post no Twitter

  • Retangular: 900 x 450 px.
  • Quadrado: 1080 x 1080 px.
  • Imagens com até 5 MB.

Posts com link e imagem compartilhados nessa rede social aparecerão no feed com 520 x 254 px.

Limites para vídeos e gifs no Twitter

  • Duração de vídeos ou gifs: até 140 segundos (40 frames por segundo). Se for gif, já deve vir configurado em looping.
  • Resolução vídeos: de 32 x 32 px a 1920 x 1200 px ou 1200 x 1900 px.
  • Formatos aceitos .MP4 ou .MOV.
  • Tamanho vídeos: 512 MB.
  • Tamanho gifs: até 5 MB no mobile e 15 MB para web. Tempo máximo: 40 segundos (40 frames por segundo).

Pinterest

Rede social para imagens e inspirações! Invista em fotos bem produzidas e que transmitam sensações.

Limites para imagens

  • Pins: 600px de largura e com altura ilimitada!

Limites para textos

  • Legenda do post: tente não ultrapassar os 110 caracteres. Assim, sua descrição ficará interessante e objetiva. Porém, o limite máximo é de 500 caracteres.

YouTube

A rede social audiovisual! O Youtube é uma rede social incrível para empresas que querem se relacionar com seus públicos através da oferta de conteúdos de valor. Vídeos são ótimos formatos para aulas, tutoriais, apresentações de produtos e institucionais.

E, assim com todas as outras redes, tem suas especificações de tamanho, extensões, tempo e resolução. Veja mais.

Tamanho de imagens para Youtube

  • Capa: 2560 x 1440 px. Na TV a imagem é exibida integralmente, no desktop terá um corte para 2560 x 423 e, no mobile, de 800 x 800 px. Tamanho até 4MB.
  • Perfil: 100 x 100 px.

Tamanho de vídeos para Youtube

  • Duração: 15 minutos*.
  • Resolução: até 3840 X 2160 px (ou 16:9).
  • Extensões: .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI, .WMV, .MPEGPS, .FLV, .3GPP, .WebM.
  • Limites para textos para título em desktop e mobile: 73 caracteres.

*O YouTube libera, como padrão, o limite de 15 minutos por vídeo, para que não tenha nenhum tipo de bloqueio por parte da rede.

Se sua necessidade for diferente, e precisar subir vídeos mais longos, você pode solicitar o aumento desse limite para a rede social.

Cuidado com a música que você colocará em seus vídeos, pois se forem protegidas por direitos autorais, seu vídeo poderá ser bloqueado. Procure por “trilha branca” no próprio Youtube que você terá acesso a um acervo gigante de músicas que poderão ser utilizadas sem qualquer problema.

Linkedin

Rede social para fazer contatos profissionais e se candidatar a vagas de emprego. Atualmente, muitas empresas utilizam o LinkedIn para ganhar visibilidade, expressar valores e ideais, conversar com colaboradores e recrutar novos funcionários. Empresas do segmento B2B têm no LinkedIn um canal valioso para contato e relacionamento com potenciais clientes.

Perfil Pessoal

  • Avatar: 400 x 400 px
  • Capa: 1584 x 396 px (ambos até 8MB)

Company Page

  • Avatar: 300 x 300 px (até 2MB)
  • Capa: 1536 x 768 px (até 4MB)

Showcase Page

  • Avatar ou Logomarca: 300 x 300 px (até 2MB)
  • Capa ou Imagem Principal: 974 x 330 px (até 4MB)

Post de perfis pessoais

  • Mínimo 553 x 276 px (até 5MB)
  • Obs.: Proporções pode variar entre 3:2 e 2:3 e as imagens maiores que isso são ajustadas pela rede.

Posts de Company Page e Showcase Page

Imagem: 1200 x 627 px

  • Obs.: Largura mínima para posts é de 200 px. Se ela for inferior a isso, não será exibida em formato de imagem maior, mas sim como uma miniatura à esquerda da publicação. Proporção 1,91:1
  • Vídeo: 256 x 144 px a 4096 x 2304 px (até 5GB). Proporção 1:2,4 – 2,4:1
  • Duração mínima 3 segundos / Duração máxima 10 minutos
  • Extensções aceitas: ASF, AVI, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, QuickTime, WebM, H264/AVC, MPEG-4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3

Whatsapp

O Whatsapp é um dos principais aplicativos da atualidade para envio de mensagens diretas. Recentemente adquirido pelo grupo Facebook, a plataforma conta com uma base de aproximadamente meio bilhão de usuários e está presente em mais de 180 países.

Limites para imagens no WhatsApp

  • Tamanho máximo de uma imagem no Whatsapp: 1920 x 1080.

Limites para vídeos no WhatsApp

  • Assim como nas imagens, os arquivos de vídeo possuem um limite de 16 MB, entretanto, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.
  • Com relação ao tempo do vídeo, ela permite postar vídeos de até 1:30 minutos sem corte.

Limites para textos

  • Limite de 500 caracteres.

Outras dicas

  • Além das demais funcionalidades, o Whatsapp permite o envio de arquivos e documentos, no tamanho máximo de 100 MB.
  • Desde 2017, o app também oferece a possibilidade de enviar até 30 mídias (fotos e vídeos) em uma única mensagem. Anteriormente, o mesmo limite era de apenas 10 mídias.
  • Para que a imagem fique totalmente quadrada, o recomendável é utilizar a resolução de 1080 x 1080.

Snapchat

A ideia dessa rede social é a de compartilhar momentos. Dessa forma, todo o conteúdo publicado expira em um determinado período (algo que pode ser parametrizado pelo usuário). Apesar da concorrência com o Instagram, o Snapchat ainda representa uma grande força no mercado.

Limites para imagens no Snapchat

  • O limite recomendado é de 1080 x 1920 px.

Limites para textos

  • Post: 45 caracteres.

Limites para vídeo

  • O padrão é a publicação de 10 segundos, entretanto, a empresa está implementando a possibilidade do uso de transmissões sem limite de tempo.

 

Dicas extras

Tenha uma boa ferramenta de gerenciamento de suas redes sociais. Concentrando tudo num só lugar você ganhará tempo e terá produtividade muito maior tendo um overview de tudo.

Preocupe-se cada vez mais com o conteúdo. Seja criativo e passe algo de valor à sua audiência. Seja menos comercial e ajude mais o leitor com uma mensagem inovadora, atrativa ou curiosa.

Valorize o profissional que cuidará de suas redes sociais, pois ele estará tão perto de seus consumidores quanto sua equipe comercial.