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Tendência x Modismo: A importância de saber a diferença

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Quem não se lembra da época que as paletas mexicanas surgiram? Era uma verdadeira febre! Tinha uma paleteria a cada esquina, sempre com longas filas, bastante movimento, era novidade, todo mundo adorava e achava incrível! E da mesma que chegou, também foi embora… Inclusive, hoje em dia é realmente difícil encontrar alguma loja aberta, pelo menos aqui em São Paulo!

Este efeito “paleta mexicana” acontece com muitas lojas e marcas que acabam decidindo se dedicar a um nicho que explodiu e começam fazendo muito sucesso, vendendo bastante, e de repente aquilo sai de moda e acabam fechando na mesma velocidade que abriram. E este é o chamado modismo.

Parece bem interessante para o empreendedor no começo quando surge o “boom” daquele determinado produto! É tudo muito rápido! A procura é alta, é tudo novidade, muita gente tem interesse, as vendas são espetaculares, é o assunto da vez! Porém, estes tipos de empreendimentos que parecem inovadores podem vir com efeito Tsunami, ou seja, vem com força total e depois, pode causar estrago para os investidores e empreendedores.

Isso aconteceu com muitas lojas do ramo de frozen yogurt, food trucks, com sites de compras coletivas, cupcackerias, dentre outros.

Fato é que como muitas vezes, além de ser simples, o investimento para abrir um destes negócios é baixo e a princípio não exige muito conhecimento, o que torna o cenário atrativo.

O problema é se manter depois. E na hora ‘da empolgação’ nem todo mundo pensa nisso. E não que não seja bom investir nos modismos, mas isso deve representar somente uma parcela do seu faturamento, e não todo ele. Você não pode depender disso.

 

 

Tendência x Modismo

O melhor mesmo é investir nas tendências. Mas qual a diferença entre eles?

A principal diferença é a velocidade em que aquele produto surge no mercado! Enquanto o modismo vem como um tsunami com força total e durando pouco; a tendência surge aos poucos, sem muita força, vai tomando conta mais devagar, toma uma fatia do mercado, e aos poucos vai crescendo.

Alguns exemplos de tendências: Hamburguerias gourmets, cervejarias artesanais, arenas de beach sports e boxes de cross fit.

Por mais que sejam segmentos em alta, com concorrência, e que sejam ‘moda’, não vão sumir de uma hora para a outra. Tendem realmente a fazer parte da nossa realidade, do nosso dia a dia, mesmo que de certo modo possam ser confundidos com um modismo por não serem nichos tão conhecidos antes.

Os restaurantes de comida japonesa já foram assim um dia, lembra? E nem por isso deixaram de fazer parte do nosso cotidiano hoje! Por isso, é uma tendência e não um modismo.

Mas sendo modismo ou tendência, a concorrência tende a ser alta, portanto é preciso ter cautela, e a verdade é que o ideal para mergulhar de cabeça em um negócio novo e ‘inovador’, se mantendo em destaque é que é necessário ter um diferencial, ter estudo de mercado, saber o que está fazendo. Planejamento estratégico é fundamental antes de se aventurar.

Aqui na VTADDONE sempre inovamos em busca do fortalecimento da marca, seguindo um planejamento de Branding que criamos. Como você já sabe, somos uma agência de publicidade e trabalhamos com redes sociais, websites, Google ADS, logotipos, etc… Respiramos diariamente o mundo da divulgação e do marketing. Nos relacionamentos com designers, programadores, social medias, publicitários, estrategistas de negócios, imprensa, etc. Desta forma, ampliamos nossa esteira de produtos e entramos no segmento de vestuário com as camisetas e bonés da nossa nova marca Publicidade LifeStyle. Percebe como já tínhamos o público-alvo bem definido e próximo de nós?

 

 

4 Dicas para você entrar numa tendência e dar certo

Por que mesmo passando o modismo, alguns food trucks fecharam e outros não? Como algumas lojas de frozen yogurt ainda existem?

• É essencial ter um plano de negócios bem estruturado, entender do mercado, saber das diferenças regionais do país, fazer estudos, e depois de entender que é realmente um bom negócio, investir em marketing, em divulgação, ter um diferencial, conseguir se destacar, porque se não o negócio está fadado a ir embora com tantos outros.

• Dedicação e esforço são palavras fortes também. Quem trabalha com vontade, mas aquela vontade real de suar a camisa mesmo, ou nem dormir de tanto trabalhar. Assim dá certo. Geralmente, a aventura da ‘moda’ vem com pessoas que não querem se dedicar tanto assim, caindo na ilusão de ter um negócio simplesmente porque não quer ter chefe ou por querer ter mais tempo livre. No mundo real, essa ótica é ilusão.

• Evitar o vitimismo, ou seja, parar de culpar o outro, ou ao Brasil, ou ao governo, ou à crise, ou qualquer outro fator externo, que desvia você dos resultados que pretende obter. Se algo não está dando certo, a culpa é só sua. Mude rápido! Perceba as situações importantes de tomadas de decisões.

• Não tenha medo de inovar ou de seguir tendências, mas faça isso conseguindo identificar oportunidades que valham o investimento, e mergulhe de cabeça, porque o negócio agora É TODO SEU!