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Data Driven Marketing: O que é e como ele pode te ajudar?

Data Driven Mkt VTaddone

Você provavelmente já se deparou com alguma propaganda encaminhada a você, ou algum e-mail marketing que não tem absolutamente nada a ver com sua realidade, certo? Como receber um e-mail para vender rodas de liga leve sendo que você nem tem carro, ou aparecer um link patrocinado do Instagram falando de uma armação nova, e você nem usa óculos… Já deve ter acontecido, né?

Nos dias de hoje, onde está ‘mais fácil’ espalhar informações, criar anúncios e atingir diversos tipos de públicos nas redes sociais, é muito comum que isso aconteça! Porém muitas vezes aquela marca pode estar focando em um público nada a ver, se baseando em achismos, e assim fazendo com que a sua estratégia não tenha sucesso.

Indo bem para o lado do marketing, trago muito isso para a minha realidade de trabalho. Eu por ser uma pessoa que me baseio muito em dados e estatísticas e que sigo mais esta linha, sei da importância de tomar ações em cima de dados reais.

Para isso, existe uma forma muito interessante no marketing que se chama ‘Data Driven Marketing’, ou ‘Marketing Orientado por Dados’.

 

O que é o Data Driven Marketing?

É uma abordagem e metodologia onde todas as decisões são tomadas estrategicamente, e feitas em cima de dados coletados. Se refere a processos organizacionais orientados a dados, e não em cima de percepção pessoal ou de intuições.

Mas não é tão simples quanto parece, afinal para você tomar estas decisões, também existe um trabalho antes de coleta de informações da própria empresa, de clientes, consumidores, concorrentes; e em cima destas informações que vai ser possível conseguir ter uma visão analítica para aí sim conseguir tomar decisões que serão melhores para o seu negócio.

O Data Driven Marketing vai além de adotar novas ferramentas, como soluções de BI. Envolve mudança cultural, revisão de processos e aquisição de novos conhecimentos.

Essas fontes de dados devem ser tanto internas (por meio de um CRM, por exemplo) quanto externas, assim cruzando informações e tendo mais dados. Com esta pesquisa mais apurada, também é possível fazer uma análise de tendências futuras.

 

As vantagens de utilizar o Data Driven Marketing

Esta coleta de dados é tão importante, que se o Data Driven não for implementado de forma correta, pode causar um problema contrário e uma subutilização dos dados, fazendo com que o objetivo não seja plenamente atingido.

Dentro do marketing, o Data Driven tem muitas vantagens. Vai facilitar muito, por exemplo, que o anúncio certo chegue para a sua persona, vai fazer com que você crie conteúdos direcionados de forma correta para o seu público. Fora o fato de você conseguir melhorar a qualidade do seu produto, e consequentemente melhorar a experiência dos seus consumidores, e fazer com que seu ROI cresça! Nada mal, né?

 

O que é preciso para um bom Data Driven Marketing?

Criar uma cultura data driven é a base para o sucesso do marketing orientado a dados. Porém para além do conhecimento, é necessário ter uma equipe capacitada, ter a tecnologia necessária e conseguir consolidar todas as informações para melhor aproveitamento.

Para aplicar é necessário investir em:

  • Liderança
  • Comportamento
  • Tecnologia
  • Processos

É um processo que no começo é mais complexo, mas que com a prática é possível ir pegando o jeito e com o tempo se tornar algo automático na sua rotina.

 

Quais ferramentas utilizar?

Várias ferramentas de marketing podem te ajudar nesta coleta, como:

  • Buzzsumo – Tendências de conteúdo
  • Google Ads – Segmentação de anúncios
  • Google Analytics – Análise de dados de site
  • Google Data Studio – Criação de dashboards
  • Google Search Console – Ferramenta de SEO
  • Facebook Ads – Anúncios para Facebook
  • HubSpot – CRM e automação de marketing
  • Salesforce – CRM, marketing e vendas
  • Dashgoo – Análise de dados de mídias sociais, site e Google

Cada uma delas vai te ajudar de uma forma diferente!

 

Para finalizar, vou citar um último exemplo simples e prático de coleta de dados: Uma simples pesquisa de satisfação. Crie um formulário e pergunte para seus clientes. Pronto! E que tal medir o NPS de sua empresa e com isso tomar medidas mais assertivas? Captou que nem tudo precisa de grandes investimentos ou super tecnologias?

Enfim, é muito importante fazer este tipo de coleta e análise! E com uma cultura voltada para os dados, você vai perceber como a sua empresa vai tomar decisões mais acertadas e ganhar competitividade.

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