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Marketing no Metaverso: 4 benefícios para o mercado

Metaverso - VTaddone

Você já ouviu falar da tendência do Metaverso? O termo é bem conhecido pelos entusiastas da realidade virtual, por exemplo, através dos videogames que se tornam populares e melhor compreendidos e aprimorados e, agora, chegou no universo do marketing.

Para entender melhor esse tópico, considere que existem vários jogos online que simulam ambientes da vida real, incluindo criação de personagens, cenários de atuação que podem envolver moradia, família, trabalho, etc.

Este personagem irá realizar diversas atividades, apenas no mundo digital. Nesse contexto, a melhor definição do termo refere-se ao mundo que existe em um ambiente virtual, mas está relacionado à nossa vida real.

A maior discussão é que essa realidade dos mundos virtuais acontece devido à crescente intenção de integrá-los à vida real e digital, criando cada vez mais espaços online de discussão e experiência, impactando novos espaços sociais e de negócios.

Assim, ele se torna real comprando solicitações, obtendo serviços, interagindo com o ambiente de outras maneiras usando óculos de realidade virtual, até criando avatares para representações gráficas e possuindo produtos exclusivos para esses ambientes e personagens – até mesmo o que está acontecendo.

Neste artigo, falaremos sobre as principais informações deste tema e quais são as principais tendências do marketing no Metaverso. Boa leitura!

 

Benefícios e usabilidade do Metaverso para empresas

Como já explicamos no início do artigo, o Metaverso é a possibilidade de conectar o mundo virtual e o mundo real.

Dessa forma, a proposta visa estar profundamente imersa nos canais online, facilitando a interação entre esses mundos, que já começa a se manifestar por meio da realidade aumentada.

Com isso, as empresas têm aplicado esse conceito em ações de marketing digital em seus negócios e engajando mais os clientes, para proporcionar uma experiência mais imersiva, integrada e completa.

Basicamente, isso significa trazer novos fluxos de jornada de compra para os clientes – além das já conhecidas no mundo real como o uso do crm operacional, além de considerar novas experiências do usuário ao criar vidas digitais, incluindo encontrar novos modelos de negócios, serviços e produtos.

Os benefícios para a empresa podem variar entre:

  • A inserção da tecnologia e o ambiente moderno;
  • A melhoria do relacionamento com os clientes;
  • Uma nova ferramenta de comunicação;
  • Se destacar em um mercado novo.

Assim, é possível desenvolver campanhas pelas redes sociais com os perfis adquiridos através de uma ferramenta de crm, como acontece com os anúncios das redes sociais.

Dessa forma, podemos citar os seguintes principais benefícios do Metaverso:

 

1. Aumente o engajamento em experiências imersivas

A Metaverso se concentra na criação de experiências digitais por meio de áudio, vídeo, realidade aumentada e virtual. Com o tempo, os profissionais de marketing poderão criar essas experiências para as empresas.

Especialistas no assunto, observam que alguns usuários iniciantes já estão utilizando essas estratégias em conferências e eventos.

Dessa maneira, é possível potencializar sua lista de mailing e clientes captados pelo sistema de crm vendas.

 

2. Presença no mundo virtual

O Metaverso conta com mundos virtuais onde os usuários podem visitar, passear e construir propriedades, entre outras possibilidades.

Atualmente, já existe um famoso mundo virtual acessível por meio de um computador lançado em 2003 e que possuía cerca de 900.000 clientes até 2020.

No jogo, os usuários podem criar um avatar para interagir com o mundo online e acessar negócios, bibliotecas e experiências educacionais.

 

3. Ganhe renda vendendo colecionáveis

Além de impulsionar o engajamento da marca, as empresas também podem gerar receita em mundos virtuais por meio de um colecionável digital que se origina de uma rede blockchain.

O atual boom do NFT é alimentado por baixas taxas de juros e uma mentalidade de corrida do ouro. No entanto, a demanda por colecionáveis ​​digitais provavelmente persistirá.

Colecionáveis ​​e NFTs têm seu potencial de marketing mais evidente quando os traders os combinam com outras tendências.

Por exemplo, imagine consumidores comprando casas virtuais, cartões virtuais ou arte digital feita por seus atletas favoritos? A ideia é criar NFTs para quase tudo: arte (digital e física), fotos, vídeos, mensagens, posts em redes sociais, etc.

E dessa maneira, é possível filtrar perfis de clientes através de um software de crm de vendas de acordo com os colecionáveis de interesse.

 

4. Integração Metaverso e Marketing Offline

Com a integração do Metaverso e do marketing offline, as empresas podem interagir com empresas que usam a tecnologia para levar os usuários para fora do mundo virtual, por exemplo, visitando um site.

Dessa maneira, os profissionais podem estabelecer uma presença temporária no mundo virtual para divulgar suas empresas em eventos e assim, potencializar as estratégias de comercial crm.

 

Como implementar o Metaverso em sua empresa?

O primeiro passo para as empresas é entender muito bem o seu produto e se adaptar ao público-alvo, inclusive pesquisando novas oportunidades e possíveis necessidades.

Entender quem é esse consumidor e como o mercado está mudando é fundamental para considerar estratégias de confiança.

Além disso, investimentos em tecnologia e uma rede de infraestrutura com profissionais qualificados em tecnologia da informação (TI) são ações fundamentais que devem ser incorporadas ao planejamento assim que o mercado for compreendido (ou com ele).

É importante investir na equipe de marketing, pois são profissionais qualificados que podem pesquisar formas de melhorar a experiência dos clientes que se engajam com sua marca, bem como aparecer em novas mídias/canais, e melhorias de propriedade para eles e sua marca.

Dessa forma, pode-se posicionar adequadamente inserindo seu negócio no metaverso, aproveitando as oportunidades que surgem com as novas realidades e demandas dos consumidores e tudo o que ele pode oferecer aos clientes e marcas em experiência.

 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan